Entenda antes de comprar em Lavadora de Roupas

Quais as diferenças entre os tipos de lavadora?

Automática, semiautomática, Lava e Seca... descubra qual o tipo de lavadora de roupas ideal para você.

lavadora de roupa, máquina de lavar
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Com tantas opções de máquinas de lavar roupas no mercado, não é uma tarefa fácil escolher os que melhor se adequam às necessidades do nosso dia a dia.

Para solucionar de vez as suas dúvidas, explicamos aqui neste artigo para que serve cada tipo de lavadora e, dessa forma, você possa encontrar qual o modelo mais indicado para você.

Lava pouca roupa? Use uma Mini Lavadora

A predileta dos solteiros vem ganhando espaço nos lares que não têm área de serviço e de quem lava poucas peças de roupa no dia a dia.

Com um design compacto, esse tipo de lavadora de roupas tem capacidade entre 1kg e 3kg como podemos ver na Mini lavadora Praxis Petit.

A Petit possui cinco programas de lavagem, mas não tem centrifugação. Nesse caso, o você precisará torcer as roupas antes de estender.

Outro diferencial está na duração do ciclo de lavagem que é de 15 minutos. Bem rápido para quem dispõe de pouco tempo e ainda quer economizar.

Tanquinho é descomplicado e econômico

Quer praticidade e economia? Os tanquinhos surgiram com a proposta de remover a sujeira das roupas sem que precise passar horas esfregando.

O concorrente mais próximo do tanque de lavanderia remove até as manchas difíceis e pode ser encontrado com sistema de turbilhonamento ou de agitação.

Fácil de usar e com poucos botões, o eletrodoméstico promove um redemoinho com a água, fazendo movimentos intensos. Assim como outros modelos de lavadoras de roupas, o tanquinho possui espaços para colocar sabão e amaciante.

Já ao término da lavagem, você pode retirar toda água utilizada com a mangueira acoplada ao produto para reaproveitar.

Pequeno no tamanho e grande na eficiência, o Tanquinho Wanke Space 5kg lava as roupas sem embolar e consegue agilidade na remoção da sujeira devido o sistema de agitação. Entre as funcionalidades do produto, podemos destacar o timer de 10 minutos e três programas de lavagem.

Acompanhe a lavagem na máquina semiautomática

Considerada uma alternativa mais sofisticada do que os tanquinhos, a lavadora semiautomática possui algumas restrições no que diz respeito ao funcionamento. O eletrodoméstico não conta com funções importantes como a centrifugação, ou seja, as roupas não saem torcidas.

Esse produto é ideal para lavar peças delicadas e nessa máquina, o processo começa com o enchimento do compartimento de água, que é feito manualmente, e só depois se coloca a roupa.

A lavagem é feita através do sistema de turbilhonamento, onde um pequeno motor na base gera uma movimentação de água, o "turbilhão". Esse processo é responsável por retirar a sujeira das roupas.

Mesmo nos modelos com programações avançadas, você terá que acompanhar algumas etapas de lavagem das roupas. A capacidade varia entre 5kg a 15kg e algumas versões possuem timer para desligamento programado.

A Suggar Lavamatic Timer, por exemplo, é um modelo semiautomático e consegue deixar suas roupas limpas e ainda reaproveitar água. Com capacidade mediana, a máquina é uma boa alternativa para pequenas famílias ou solteiros.

Lavadoras automáticas fazem tudo por você!

Práticas, com funções diversificadas e preços competitivos no mercado, as lavadoras automáticas têm a vantagem de conseguir lavar até mesmo uma grande quantidade de peças de roupas.

Há modelos de lavadoras automáticas com capacidade superior a 16kg, por isso, são ideais para lavar peças pesadas ou muito sujas, e atendem muito bem a qualquer perfil.

Há, ainda, modelos menores, como as lavadoras de até 6kg, que são uma boa opção para solteiros, famílias pequenas ou com menos de 4 pessoas. Ou seja: você pode encontrar desde modelos compactos até lavadoras de roupas maiores. Assim fica fácil escolher a capacidade certa para as roupas da sua família.

A praticidade desse modelo está no fato de que basta apenas girar ou apertar poucos botões para que a lavadora de roupas faça todo o trabalho. Além disso, é possível escolher o tipo de lavagem de acordo com cada roupa: peças leves, jeans, cortinas, roupas de cama etc.

A maioria delas conta com a função amaciante e diferentes tipos de enxágue, que prometem deixar as roupas mais limpas e sem resquícios de sabão. Graças à centrifugação, a roupa já sai torcida, o que diminui o tempo de secagem.

A Panasonic Econavi NA-F160B5W, por exemplo, conta com sistema de movimento de água para não estragar os tecidos e consegue lavar até edredons.

Para quem procura praticidade: Lava e Seca

As lavadoras 2 em 1, conhecidas como Lava e Seca, prometem economia de espaço e de tempo, com tecnologia e sofisticação de sobra, além de reunir as funções de lavadora e secadora de roupas em um só produto.

Esse tipo de lavadora de roupas possui tecnologia avançada que permite economizar energia e evitar desperdício de água, além de oferecer recursos mais avançados como esterilização de roupas.

Para quem tem curiosidade, a secagem acontece quando a água de dentro da máquina é evaporada e transformada em vapor quente. Depois disso, elas estão prontas para passar ou guardar.

São as lavadoras de roupas com design mais sofisticado. Contudo, como a maioria são lavadoras front load (máquinas com abertura frontal), em muitos modelos é preciso esperar a máquina esvaziar para interromper a lavagem. Além disso, você precisa se abaixar para colocar e retirar as roupas.

A Samsung Eco Bubble WD11J6410AX é uma boa opção de  máquina lava e seca, e tem capacidade para lavar até 11kg de roupas e seca no máximo 6kg.

Agora que já conheceu as diferenças entre os modelos de lavadoras de roupas, é só comparar preços e escolher a sua!

Saiba mais:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em lavadora de roupas